criar loja virtual propria ou plataforma

Criar eCommerce do Zero ou usar Plataformas como Shopify, Nuvemshop e VTEX?

Escolher entre criar uma loja virtual do zero ou utilizar uma plataforma como o Shopify, Nuvemshop ou VTEX é uma dúvida recorrente para quem busca montar uma loja virtual. A boa notícia é que, com base na minha experiência em negócios digitais, essa é uma pergunta que tem uma resposta correta.

Caso você esteja buscando uma resposta rápida: sem dúvidas é melhor em 99% dos casos você usar uma plataforma já pronta para o seu e-commerce.

Quer entender melhor o motivo? Veja alguns dos argumentos.

Argumento #1: A estrutura de um eCommerce é mais complexa do que parece

O principal erro que vejo no início é subestimar a complexidade da estrutura tecnológica de uma loja virtual. Muitos imaginam que a loja se resume a um ‘site bonito com botão de compra’, você só precisa de um bom layout e a possibilidade de captar pagamentos para que a loja funcione.

Entretanto, uma operação eficiente envolve gateways de pagamento, gestão de estoque, automação de marketing, integração com marketplaces, análise de dados, ERP, logística reversa, cálculo automático de impostos, segurança de dados e carregamento rápido.

Entre todas as estruturas necessárias, as plataformas costumam se destacar na área de integração com canais de Marketing e Vendas. Afinal, o Google, Facebook, Instagram e TikTok têm como objetivo atingir donos de ecommerce e faz muito mais sentido fechar parcerias com grandes plataformas.

Argumento #2: Os riscos são maiores fora das plataformas

Vender online também envolve seus riscos, como o roubo de dados dos clientes, fraudes em compras, golpes sofisticados e mais um monte de novas formas de lesar donos de loja virtuais que estão sendo desenvolvidas enquanto conversamos.

Imagine que você ou uma agência criou sua loja virtual utilizando uma tecnologia de código aberto. Imagine agora que os dados de todos seus clientes foram roubados, e agora? Vocês serão responsabilizados? Existe alguém na equipe especializado em cibersegurança? Pois é. Esse é só um exemplo do que pode dar errado.

Caso você utilize uma plataforma, eles possuem diversos profissionais de cibersegurança que desenvolveram todo o sistema para evitar problemas como esse e que estão constantemente atualizando suas práticas e que podem oferecer suporte em situações extremas.

Uma bomba explodiu na operação? A plataforma tem muito mais recursos para te ajudar.

Argumento #3: Os custos são menores nas Plataformas

Esse argumento é um que nem todos vão concordar. Afinal, criando um site próprio eu pago só o desenvolvimento e depois os custos de manutenção são bem menores, certo? Errado. Rapidamente você vai descobrir que precisa de um Gateway de Pagamento melhor, que é pago, um software de cibersegurança, uma integração pequena de marketing e assim por diante. 

As plataformas oferecem algo que é único: ganhos de escala no desenvolvimento de soluções. No momento que eles desenvolvem uma solução (por exemplo uma integração de marketing)., ela pode ser compartilhada com centenas de milhares de lojistas. O custo compartilhado é menor do que o individual.

Imagine as plataformas como um grande consórcio de tecnologia: todos pagam uma mensalidade, a plataforma consegue desenvolver tecnologias em uma velocidade maior e qualidade maior que os indivíduos, compartilhando a solução com todos e lucrando na margem entre o custo individual e compartilhado.

Argumento #4: Plataformas agregam conhecimento

Vamos imaginar novamente a idéia do consórcio. As plataformas são consórcios de conhecimento também, são centenas ou milhares de profissionais de tecnologia, dados, gestão e marketing desenvolvendo soluções para os lojistas.

Surgiu um novo golpe digital? Possivelmente eles sabem antes que você. Existe uma nova tendência de venda? Eles já estão se atualizando sobre. Novas medidas na LGPD? Eles vão te atualizar.

Plataformas como o Shopify e Nuvemshop são notórias pelos conteúdos, vídeos, ebooks, tecnologias e materiais educacionais que formulam, compartilhando com toda a comunidade de empreendedores em seu ecossistema. 

Argumento #5: O problema das suas vendas não é o Layout

Um problema muito comum, principalmente entre quem está começando com as vendas no online, é achar que o Layout da loja ou que pequenas limitações das plataformas são o que vão fazer a diferença.

Infelizmente, normalmente o problema é algo na operação que não está bem ajustado, fazendo com que a taxa de conversão seja baixa. Caso sua empresa não esteja nos milhões de faturamento mensais, é muito difícil que a plataforma seja o problema.

Na verdade, é mais comum que sites próprios tenham problemas de estrutura que geram atritos nas vendas.

Quando faz sentido ter um site próprio?

São poucas as situações nas quais faz sentido desenvolver um site próprio, por todos os argumentos apresentados anteriormente. Sinceramente? Na minha carreira vi empresas que faturaram dezenas de milhões de dólares por mês utilizando o Shopify sem nenhuma dificuldade.

Acredito que o site próprio só faz sentido para operações específicas, normalmente de empresas que já possuem um nível de maturidade alto. Por exemplo, a Samsung é uma empresa global de tecnologia que já conta em seu quadro com profissionais de desenvolvimento, marketing digital, cibersegurança, possivelmente alguns dos melhores do mercado. Eles são uma marca global, faturamento bilionário e especificidades locais.

Empresas como a Samsung possuem uma estrutura tecnológica sólida e pequenas modificações que melhoram as vendas em 0.1% no mês podem significar milhões de dólares, logo, faz sentido desenvolver internamente uma estrutura e todo o conhecimento do varejo digital.

Caso você não seja uma empresa de milhões ou bilhões de dólares, com uma operação muito complexa, é melhor usar uma plataforma. Existem exceções? Sim, mas vejo mais negócios deixando de vender por utilizarem estruturas próprias.

Considerações Finais

Quer montar sua loja virtual e começar a vender online? Vá com uma plataforma.

Está vendendo pouco na sua loja virtual? Dificilmente o site próprio é a resposta.

Quer vender mais? Foque em Marketing e Vendas.

plugins premium WordPress